29 junho 2008

Carta Ato Inaugural

Olá meninos e meninas!!!
Dia 29/08 foi lida a Carta do Ato Inaugural da REDE CHEGANÇA no CEU Navegantes e no CEU Vila Atlântica inaugurando nossa rede tanto na Zona Sul quando na Zona Norte!
Confira o conteúdo desta carta:

Carta do Ato Inaugural da rede CHEGANÇA: TEATRO DE NORTE A SUL


O movimento Chegança: Teatro de Norte a Sul, nasce da necessidade de um diálogo entre os grupos de teatro da zona sul e da zona norte. A Rede é desenvolvida no momento pelos grupos de teatro formados pelo projeto Teatro Vocacional, do Núcleo Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com a Secretaria da Educação.

Nas apresentações realizadas em nossas comunidades, notamos a falta de um público participativo, por isso, a rede busca, através do fortalecimento dos coletivos, fomentar a formação de platéias em nossas respectivas comunidades.

O princípio básico do Chegança é, através da articulação dos coletivos de teatro não profissional da cidade de São Paulo, fortalecer nossas identidades e exercer a autonomia no fazer e no pensar teatral.

Essa troca acontece por meio de encontros realizados todo primeiro sábado do mês, organizados rotativamente nos locais de ensaio dos coletivos integrantes da rede. Nesses encontros promovemos discussões e ações, com a possibilidade de acordo e lutas conjuntas, criando uma identidade e unidade à rede.

O Chegança: teatro de norte a sul acredita na troca como uma maneira de se colocar no mundo. Acreditamos que a autonomia e a articulação entre os grupos possa promover e consolidar o alcance e a conquista de nossos objetivos comuns, entre eles: a ocupação efetiva de equipamentos e espaços públicos em nossas comunidades, a realização de festivais, mostras, palestras, debates, intervenções, trocas de processos, e principalmente, reivindicar políticas públicas eficazes que fomentem a produção de teatro não profissional em nossas comunidades.

Por isso o movimento Chegança: Teatro de Norte a Sul convida a todos que estiverem lendo ou ouvindo esta carta para fazer parte desta rede de grupos: artistas profissionais ou não, grupos de teatro amador ou mesmo pessoas que compartilham desta idéia, estão convidados a fazer parte da nossa rede!

Como escreveu Edu Lobo e Oduvaldo Viana Filho na música Chegança:

“Estamos chegando daqui e dalí. E de todo lugar que se tem pra partir. Trazendo na chegança foice velha, mulher nova e uma quadra de esperança!”

Que esse seja o primeiro, de muitos outros passos do Chegança em sua longa jornada a ser cumprida! A revolução se faz com ação! MERDA!

Chegança: Teatro de Norte a Sul

Nenhum comentário: